quarta-feira, 6 de junho de 2012

Desabafo: Coisas que me irritam na academia

Uma coisa que eu não entendo e que me irrita muito na academia é aquele povo que coloca tanta carga que não consegue fazer o movimento correto nem na primeira série. Ai fica vermelho que nem um pimentão e começam a tremer, parecendo que a cabeça vai explodir a qualquer momento.
  (Lembram do ex-BBB que colocou tanto peso que quase morreu sufocado??)
Será que esse indivíduo (não estou falando especificamente do ex-BBB e sim de um modo geral) não percebe que por mera vaidade ( de mostrar pro povo que pega muito peso) pode acabar prejudicando sua saúde? Uma vez ouvi um cara da minha academia falando o seguinte absurdo:
       - Homem que é homem, tem que chegar no aparelho e colocar na última placa, chegar zerando o aparelho. Se precisar diminui uma, mas se for homem mesmo faz com tudo.

No caso dos homens acredito que isso seja pura competição, quem não "zera" o aparelho é o frango da academia. Mas com as mulheres acho que a competição não é o principal motivo, pelas meninas que fazem isso onde treino, percebo que é porque elas querem ver o resultado rapidamente.

O problema é que fazendo os exercícios assim o resultado não vai aparecer conforme o esperado, pois o resultado mais provável que essa pessoa vai encontrar é problemas nas articulações. Porque com o excesso de peso, a pessoa não consegue fazer o movimento da forma correta, logo não irá surtir efeito. O ideal é começar com um peso que seja possível concluir o movimento da maneira correta e conforme for ganhando condicionamento e força, aumenta o peso. 

Ex de movimentos errados, que muitas vezes acontecem por excesso de peso:

Outra coisa são aquelas pessoas que fazem 3 hrs de aeróbico e acham que malhando 20min vão conseguir ficar saradas e durinhas. Pior ainda é quando a pessoa já é magra e faz isso. O que esse povo pensa?

Se fizer aero em excesso sem o devido acompanhamento da musculação vai ficar tudo mole. Ai o resultado é: magra, o peso na balança diminui mas em compensação a massa magra foi pro beleleu e tudo começa a ficar flácido.
(Não queremos ficar assim!!!!)
Acho importante que as pessoas entendam que os resultados de treino + dieta aparecem gradativamente. Não adiante eu querer ficar com o corpo de uma bodybuilder em 1 mês, temos que ter uma meta possível de ser concluída sem que isso me prejudique. Até para que eu não fique frustrada, e perca minha motivação. 

Hoje fazendo uma apresentação para o trabalho, usei um modelo de como criar uma meta que acho que se encaixa perfeitamente no assunto em questão.

Esse é o modelo SMART (se você assim como eu faz ou fez administração, provavelmente você já viu esse esqueminha):
Toda meta deve ser Específica: 
Quando mais específica for a meta, menor a possibilidade de interpretá-la de maneiras diferentes. 
ex: Meta - Perder 10kg 
Meta Específica: Perder 10kg durante as próximas 12 semanas, sem que ocorra grande perda no percentual de massa magra.

Toda meta deve ser Mensurável
Transformar algo não mensurável em mensurável. Como? TRansformando em número.
Ex: Meta - Fazer musculação e aeróbico
Meta Mensurável - Ir ao menos 3 vezes na semana à academia, fazer 40min de musculação e 30min de aero nesses dias.

Toda meta deve ser Atingível
As metas devem ser agressivas mas nunca impossíveis de atingir.

Toda meta deve ser Relevante
A meta deve ter relevância para o individuo, algo importante que ele realmente queira.

Toda meta deve ser medida em Tempo
Uma meta deve ser atingida dentro de um período de tempo, com início e fim bem definido.

Toda vez que crio uma meta, penso no modelo SMART, que além de esclarecer bem o que desejo, facilita no atingimento das metas.


Bjsss e espero que tenham gostado do post de hoje ;)

2 comentários:

  1. mto bom esse post, me interessei bte pela parte da postura, sempre me preocupo com isso. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. q bom que gostou camila!
      eu tbm me preocupo bastante com isso, fico me policiando para fazer o exercicio certinho

      Excluir