Uma coisa que eu não entendo e que me irrita muito na academia é aquele povo que coloca tanta carga que não consegue fazer o movimento correto nem na primeira série. Ai fica vermelho que nem um pimentão e começam a tremer, parecendo que a cabeça vai explodir a qualquer momento.
|
(Lembram do ex-BBB que colocou tanto peso que quase morreu sufocado??)
|
Será que esse indivíduo (não estou falando especificamente do ex-BBB e sim de um modo geral) não percebe que por mera vaidade ( de mostrar pro povo que pega muito peso) pode acabar prejudicando sua saúde? Uma vez ouvi um cara da minha academia falando o seguinte absurdo:
- Homem que é homem, tem que chegar no aparelho e colocar na última placa, chegar zerando o aparelho. Se precisar diminui uma, mas se for homem mesmo faz com tudo.
No caso dos homens acredito que isso seja pura competição, quem não "zera" o aparelho é o frango da academia. Mas com as mulheres acho que a competição não é o principal motivo, pelas meninas que fazem isso onde treino, percebo que é porque elas querem ver o resultado rapidamente.
O problema é que fazendo os exercícios assim o resultado não vai aparecer conforme o esperado, pois o resultado mais provável que essa pessoa vai encontrar é problemas nas articulações. Porque com o excesso de peso, a pessoa não consegue fazer o movimento da forma correta, logo não irá surtir efeito. O ideal é começar com um peso que seja possível concluir o movimento da maneira correta e conforme for ganhando condicionamento e força, aumenta o peso.
Ex de movimentos errados, que muitas vezes acontecem por excesso de peso:
Outra coisa são aquelas pessoas que fazem 3 hrs de aeróbico e acham que malhando 20min vão conseguir ficar saradas e durinhas. Pior ainda é quando a pessoa já é magra e faz isso. O que esse povo pensa?
Se fizer aero em excesso sem o devido acompanhamento da musculação vai ficar tudo mole. Ai o resultado é: magra, o peso na balança diminui mas em compensação a massa magra foi pro beleleu e tudo começa a ficar flácido.
|
(Não queremos ficar assim!!!!)
|
Acho importante que as pessoas entendam que os resultados de treino + dieta aparecem gradativamente. Não adiante eu querer ficar com o corpo de uma bodybuilder em 1 mês, temos que ter uma meta possível de ser concluída sem que isso me prejudique. Até para que eu não fique frustrada, e perca minha motivação.
Hoje fazendo uma apresentação para o trabalho, usei um modelo de como criar uma meta que acho que se encaixa perfeitamente no assunto em questão.
Esse é o modelo SMART (se você assim como eu faz ou fez administração, provavelmente você já viu esse esqueminha):
Toda meta deve ser Específica:
Quando mais específica for a meta, menor a possibilidade de interpretá-la de maneiras diferentes.
Meta Específica: Perder 10kg durante as próximas 12 semanas, sem que ocorra grande perda no percentual de massa magra.
Toda meta deve ser Mensurável:
Transformar algo não mensurável em mensurável. Como? TRansformando em número.
Ex: Meta - Fazer musculação e aeróbico
Meta Mensurável - Ir ao menos 3 vezes na semana à academia, fazer 40min de musculação e 30min de aero nesses dias.
Toda meta deve ser Atingível:
As metas devem ser agressivas mas nunca impossíveis de atingir.
Toda meta deve ser Relevante:
A meta deve ter relevância para o individuo, algo importante que ele realmente queira.
Toda meta deve ser medida em Tempo:
Uma meta deve ser atingida dentro de um período de tempo, com início e fim bem definido.
Toda vez que crio uma meta, penso no modelo SMART, que além de esclarecer bem o que desejo, facilita no atingimento das metas.
Bjsss e espero que tenham gostado do post de hoje ;)